03.06.10

Portugal está a reviver a década de 60. Com o estado da Economia actual os portugueses encontram na emigração a sua tábua de salvação. A Suíça é um desses casos. É um país multi-cultural e um dos mais escolhidos pelos portugueses para trabalharem e orientarem a sua vida.

A Suíça é um pequeno país da Europa Central composto por 26 estados. Tem quatro línguas oficiais, o francês, o alemão, o italiano e o romanche. Tem um PIB per capita elevado e uma taxa de desemprego baixa. As suas cidades Zurich e Genève foram eleitas em 2º e 3º lugar como as cidades mundias com melhor qualidade de vida. O país alberga várias Instituições Internacionais  como a Cruz Vermelha,  a UEFA e as Nações Unidas. É um país caracterizado pela sua neutralidade e durante a 2ª Guerra Mundial acolheu muitos refugiados judeus. Actualmente este país é dos mais procurados pelos europeus para emigrarem e Portugal não é excepção. Juntamente com a França, a Suiça é dos países com uma maior percentagem de portugueses. Nos primeiros anos emigrar para a Suiça era um risco porque muitos portugueses tinham medo de ser apanhados e expulsos do país mas na actualidade qualquer cidadão é livre de viver e trabalhar em terras Helvéticas.  Uns vão estudar, outros vão trabalhar durante alguns anos poupando dinheiro ao máximo para voltar a Portugal e há aqueles que vão com a esperança de voltar mas ficam "enraízados" passando a ser suíços por opção. Com uma indústria bastante desenvolvida e uma boa estabilidade financeira este país é muito apelativo.
Mas o que será que atrai os portugueses a este país famoso pelos seus relógios, chocolates e Roger Federer?
Filipe Rato é um dos muitos emigrantes que deixou Portugal em busca de um futuro melhor. Actualmente a viver em Carouge, Genève, decidiu emigrar para a Suíça porque existe um forte mercado de trabalho na sua área, Informática. O facto de lá ter família ajudou na decisão porque teve facilidades com o alojamento e com a língua, no seu caso o Francês. Na opinião de Filipe: "A Suíça é um país de emigrantes e cheio de oportunidades para quem quer um futuro melhor. Tem uma óptima qualidade de vida e é muito forte financeiramente. Aconselho este país a quem queira emigrar mas convém estar ciente que emigrar não é tão fácil quanto parece".
Quanto a destino de férias, Filipe também aconselha vivamente. "A Suíça como destino de férias é um país lindíssimo. Para além dos chalés e paisagens dos Alpes Suíços, também a parte onde moro, Genève, é algo que merece ser visitado. A cidade, para além da sua beleza, tem vários pontos de referência. Podemos visitar a sede das Nações Unidas, o lago com o seu fabuloso Jet d'eau, a universidade e ainda para os fãs de automóveis todos os anos em Março realiza-se o "Salão Internacional do Automóvel".O povo de Genève é acolhedor e há tantos portugueses a morar na cidade que dificilmente comunicar será um obstáculo. Talvez o único inconveniente seja mesmo o facto de a moeda ser o franco suiço e requerer o câmbio a quem visitar o país".
publicado por worldcitizen às 21:00

Blog criado por 3 alunas do 1º ano de Comunicação do ISLA Gaia. Destina-se a demonstração de vários destinos de viagens. Porque viajar é das melhores coisinhas da vida :) Votos de muitas viagens... Joana Santos, Raquel Evangelina e Vera Marinho
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO