03.06.10

Casa Museu Guerra Junqueiro

 

  A Casa Museu Guerra Junqueiro fica situada na rua D.Hugo num edificio do século XVIII habitualmente atribuído a Nicolau Nasoni. tanto o edificio como a colecção foram dados à Câmara Municipal do Porto em 1940 pela viúva e filha do poeta Guerra Junqueiro. No Museu destacam-se colecções de ouriversaria, escultura, cerâmica, mobiliário e tecidos. Ana Clara Silva, a entrevistada fala-nos um pouco sobre as actividades realizadas no Museu, o interesse das pessoas ao visitarem e a altura alta da Casa Museu.

 

 

 A Casa Museu Guerra Junqueiro é inaugurada no dia 19 de Junho de 1942 pelo Ministro da Educação Nacional e é nomeado Director o Dr. António Cruz. Trata-se de um sonho do Dr. Luís Pinto de Mesquita Carvalho, tornado realidade por sua mulher Maria Isabel Guerra Junqueiro que com ele partilhava a veneração pelo Poeta e Pensador ilustre, seu Pai.

A reconstituição do ambiente privado da casa onde o Poeta viveu no Porto e o respeito pela disposição original dos objectos justificam o propósito da criação do Museu.

            O Museu é de traça barroca e encontra-se exposta a notável colecção de artes decorativas, de grande valor artístico e cultural, ao nível nacional e internacional.

No pequeno jardim, uma escultura em bronze, da autoria do Mestre Leopoldo de Almeida, imortaliza o poeta Guerra Junqueiro.

Os políticos consideravam Guerra Junqueiro como um poeta e os poetas como um político. Os católicos julgam-no um ímpio, os ateus um crente.

O Porto que é masculino no sentido viril de firmeza e feminino na exuberância do carinho foi-lhe fiel, não o esqueceu.

... Ao Porto vou dar o espírito Junqueiro. A sua cela de trabalho, os seus livros, os seus manuscritos, as suas cartas, a intimidade do seu pensamento e do seu coração! Então! A casa do Poeta há-de irradiar bondade, beleza, amor e luz! Lisboa guarda-lhe o corpo, nos Jerónimos, religiosamente seja Porto o relicário do seu coração. ( Escrito por Maria Isabel Guerra Junqueiro)

 

O porquê da criação do Museu e os seus objectivos

"O objectivo foi evocar a figura de Guerra Junqueiro a nível nacional e essencialmente recolher toda a colecção de arte de Guerra Junqueiro para ficar na Cidade do Porto e no Património Nacional." (Ana Clara Silva, uma das responsáveis do Museu)

 

Actividades e material de apoio

Visitas orientadas, Oficinas lúdico-pedagógicas, "Pedipaper" Roteiros para crianças e famílias, Malas pedagógicas, a ser requesitadas pelas instituições, com os seguintes temas: Cerâmica chinesa do séc. XVI-XVII; Especiarias vindas de Cochim no séc. XVI; Breve História do Açúcar.

Exposição itinerente - "As bebidas exóticas e as artes decorativas. O chá, o café e o chocolate".

 

O Museu dispõe de serviços diversificados como a sala para exposições temporárias, sala de conferências, loja de publicações, cafetaria e acesso a cadeira de rodas.

O preço da entrada no Museu são de 2,06 euros. Contudo a entrada é gratuita aos Sábados e Domingos.

Gratuito para alunos, professores, adultos com mais de 65 anos, crianças até aos 14 anos, portadores de passe Porto/Tour, Passe Caloiro, membros do ICOM e da APOM.

Desconto de 50% para portadores de cartão-jovem.

 

O interesse das pessoas ao visitarem o Museu

"O interesse é muito diversificado. Há quem venha visitar o Museu porque quer conhecer as colecções de Guerra Junqueiro, mas o Museu não oferece só as colecções.

O Museu também é importante pelo edifício, pela zona onde está inserido e por todas as actividades paralelas às exposições, com várias temáticas como ligadas à música ao teatro. Eventos culturais que podem trazer público." (Ana Clara Silva, uma das responsáveis do Museu)

  

A altura alta das visitas ao Museu

"Começa em Maio e diminui por volta de Outubro, no que diz respeito aos turistas estrangeiros. No entanto os portugueses também visitam muito o Museu, principalmente as crianças." (Ana Clara Silva, uma das responsáveis do Museu)

 

  

  

 (Ana Clara Silva tem 43 anos e é uma das responsáveis pela Casa Museu Guerra Junqueiro.

 Tem como hobbies, ler, passear, viajar e visitar museus.)

 

 

             

 

 

publicado por worldcitizen às 19:19

Blog criado por 3 alunas do 1º ano de Comunicação do ISLA Gaia. Destina-se a demonstração de vários destinos de viagens. Porque viajar é das melhores coisinhas da vida :) Votos de muitas viagens... Joana Santos, Raquel Evangelina e Vera Marinho
mais sobre mim
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO