26.05.10

 

“Caves Calem, a mais visitada”

 

Isabel Ferreira é uma das guias turísticas das Caves Do Vinho do Porto Cálem.

Fiz a entrevista porque quis saber mais sobre as Caves Calem, o seu funcionamento, que pessoas mais visitam as caves e em que altura do ano há mais afluência.

As Caves Cálem já existem desde 1859 e têm sempre muita procura, quer por portugueses quer por estrangeiros. A época do ano em que há mais procura é no Verão nos meses de Julho e Agosto e altura em que recebem menos turistas é no inicio do ano.

 

1. Quando foi fundada as Caves Cálem?

Isabel: As Caves Cálem foram fundadas em 1859 por António Alves Cálem 

 

 

2. Como costuma acolher os visitantes?

 Isabel: Sempre ser o mais cordial e simpática possível, ter sempre um sorriso e uma palavra delicada (‘o sorriso que deres a ti voltará outra vez’). Apesar de em alturas de grande stress, como é o caso do verão, e quando nos deparámos com pessoas com pouca paciência, um sorriso não e suficiente, por vezes e necessário muito auto-controle e tolerância, sobretudo porque lidamos com pessoas de varias nacionalidades e muitas vezes com culturas completamente diferentes da nossa.

 

 

3. Qual é o grupo etário mais frequente nas visitas desta cave?

 Isabel: E difícil avaliar qual o grupo etário que mais frequenta as caves, dado que temos diariamente pessoas de todas as idades a visitarem as instalações, mas durante o verão e mesmo na altura do inverno recebemos bastantes grupos de idosos.

 

 

4.  A cave é mais procurada por residentes em Portugal ou residentes noutros países?

 Isabel: A ‘Calem’ sobretudo na chamada época alta, recebe muitos visitantes portugueses, mas também muitos franceses e espanhóis.

 

 

5. Qual é a época que recebem mais visitantes? E a época de menos procura?

 Isabel: A altura do ano em que recebemos mais turistas é a do verão (Julho e Agosto), apesar de a época alta compreender os meses que vão de Abril a Setembro. A altura em que recebemos menos turistas é habitualmente o início do ano (Janeiro e Fevereiro).

 

 

6. Têm muita procura relativamente as visitas guiadas?

 Isabel: Sim, anualmente temos cerca de 120 mil pessoas visitantes.

 

 

7. Que cuidados de segurança e higiene é que devem ter?

 Isabel: Dado que lidamos diariamente com vinho, o qual é usado para as provas, tentamos manter o local onde este se encontra sempre limpo e acondiciona-lo da melhor forma possível, em recipientes próprios para o efeito ou caso necessitem de refrigeração são mantidos no frigorífico.

 

 

8. Quantos profissionais trabalham na cave?

 Isabel: Aproximadamente 100 pessoas.

 

 

9.  Têm alguns barcos ‘rabelos’ para a realização de visitas no rio Douro?

 Isabel: Não, mas temos acordos com empresas que realizam o chamado ‘circuito das 6 pontes’ que faz uma pequena viagem no Douro mostrando as 6 pontes que ligam o Porto a Gaia.

 

 

10. Que tipo de formação é que teve para vir trabalhar para esta cave?

 Isabel: Todos os guias tiveram cerca de dois dias de formação, que consistiram na aquisição de conhecimentos sobre a região demarcada do Douro, sobre os vários tipos de vinhos do Porto e na degustação de alguns dos vinhos versados.

 

 

11. Qual o vinho mais vendido?

 Isabel: O vinho mais vendido é o da gama ‘ Velhotes’ que corresponde aos três principais tipos de vinho existentes (white porto – 3 anos; Ruby – 3 anos; tawny – 5 anos;).

 

 

12.  Vendem mais nacional ou internacionalmente?

 Isabel: 60% da produção é dirigida ao mercado nacional, estando os restantes 40% reservados ao mercado internacional.

 

 

13. Vendem o vinho só em grandes quantidades ou se houver pequenas encomendas também o fornecem?

 Isabel: Nós temos uma loja onde vendemos todos os nossos vinhos, por isso qualquer pessoa pode vir aqui comprar, se assim o desejar, somente uma garrafa.

 

 

14 .As visitas guiadas incluem a degustação de vinhos?

 Isabel: As visitas guiadas incluem sempre a degustação de dois vinhos, mas se os visitantes quiserem também podem apenas provar, mediante o pagamento de um valor idêntico ao da visita (2€).

publicado por worldcitizen às 11:46

Blog criado por 3 alunas do 1º ano de Comunicação do ISLA Gaia. Destina-se a demonstração de vários destinos de viagens. Porque viajar é das melhores coisinhas da vida :) Votos de muitas viagens... Joana Santos, Raquel Evangelina e Vera Marinho
mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
28
29

30
31


arquivos
2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


pesquisar
 
blogs SAPO